Quem Somos

Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP foi fundada no dia 20 de março de 2015, em Belo Horizonte-MG. Com sede em Brasília-DF, é formada por diversos profissionais das mais variadas formações (advogados, professores, juízes eleitorais, membros do ministério público, profissionais da comunicação social, cientistas políticos, entre outros) e tem como propósito fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre a reforma política, promovendo a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política.

Conheça o estatuto

Novos Regulamentos

Coordenação Geral

 

Marcelo Weick Pogliese

Marcelo Weick Pogliese

Coordenador-Geral

Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Foi membro e secretário-geral da Comissão Nacional de Acesso à Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil (2010-2012). Exerceu também os cargos de Procurador-Geral do Município de João Pessoa (2009), Procurador-Geral do Estado da Paraíba (2009) e Secretário de Estado de Governo da Paraíba (2009/2010). Participou, entre os anos de 2009 e 2010, na qualidade de Secretário-Geral, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Paraíba. Além de membro da ABRADEP, também integra o Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba – IDEL/PB e o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE. Pós-Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha (2018). Advogado e Consultor Jurídico.

——

vania_siciliano_aieta_2

Vânia Siciliano Aieta

Coordenadora-Geral Adjunta

Advogada especializada em Direito Eleitoral, é Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UERJ, aprovada em primeiro lugar em concurso de provas e títulos. Pós-Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2018) e pela PUC-Rio (2017). Doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP (2003), Mestre em Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (1997). Graduação em Direito pela UERJ (1991). Visiting Researcher na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2018) e Visiting Scholar na Universitá La Sapienza, Roma, Itália (2018 – 2019). Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB-RJ. Membro da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB. Coordenadora-Geral Adjunta da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político). Conselheira Titular Seccional da OAB-RJ. Presidente da Escola Superior de Direito Eleitoral (ESDEL). Conselheira da 10ª Junta do INSS. Editora da Revista BALLOT, especializada em direito eleitoral internacional. Membro fundadora da Academia de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Membro oficial do Fórum de Direito Eleitoral da EMERJ. Membro oficial do Fórum de Direito da Cidade da EMERJ. É colaboradora das Escolas Judiciárias Eleitorais dos TRE’s e do TSE (EJE). Professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Membro do IBEROJUR, do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE). Faz parte do IBDC (Instituto Brasileiro de Direito Constitucional) e da ABCD (Academia Brasileira dos Constitucionalistas Democratas). Líder dos grupos de pesquisa no CNPQ Observatório do Direito Eleitoral, Laboratório de Governo: integridade e ética na escolha de políticas públicas para cidades inteligentes e Neuromarketing e Psicometria Eleitoral. Presidente da Escola Superior de Direito Eleitoral (ESDEL). Editora da Revista BALLOT, especializada em Direito Eleitoral Internacional. Faz parte do Conselho Editorial das Editoras Freitas Bastos, IDDE, Paraná Eleitoral, onde também é parecerista, Editar e da Revista espanhola Cadernos de Dereito Actual. Parecerista da Revista de Informação Legislativa do Senado Federal. Integra o Conselho Executivo das Revistas de Direito da Cidade e Quaestio Iuris (ambas com Qualis A). Comunica-se em inglês, francês, espanhol e italiano.

——

gabriela-rollemberg_1

Gabriela Rollemberg de Alencar

Coordenadora-Geral Adjunta

Advogada graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Direito Eleitoral pelo Instituto Luiz Flávio Gomes. Membro fundadora e Secretária-Geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP. Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB (gestão 2016-2019). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – Ibrade. Organizadora e coautora do livro “Aspectos Polêmicos e Atuais no Direito Eleitoral”. Autora do “Manual do Candidato”. Organizadora e coautora do livro “Tópicos Avançados de Direito Processual Eleitoral”. Professora em diversos cursos de pós-graduação, dentre eles o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e a Escola Nacional de Advocacia (ENA).

——

Denise Goulart Schlickmann_3 (2)

Denise Goulart Schlickmann

Secretária-Geral Adjunta

Bacharel em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-graduada em Auditoria Governamental pela FEPESE/UFSC, e em Direito Eleitoral pela UNIVALI. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral. Secretária de Controle Interno e Auditoria do TRE/SC. Instrutora nas áreas de auditoria governamental e controle interno, no âmbito da Justiça Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal. Conferencista na área de direito eleitoral. Autora da obra Financiamento de Campanhas Eleitorais, na oitava edição, pela Editora Juruá. Coautora das obras Tratado de Direito Eleitoral, pela Editora Fórum; Tópicos Avançados de Direito Processual Eleitoral, pela Editora Arraes e Direito Eleitoral – Temas Relevantes, pela Editora Juruá.

——

Juacy dos Santos Loura Júnior_2

Juacy dos Santos Loura Júnior

Tesoureiro

Advogado Eleitoralista, juiz membro efetivo do TRE/RO por dois biênios (2012 a 2017), juiz ouvidor do TRE/RO (2013/2017), presidente do colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral -COJE (2015 a 2017), membro fundador do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral – COPEJE, membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP, especialista em direito e processo eleitoral pela EJE-TRE/RO em convênio com o Instituto João Neorico de Ensino (2009/2010), membro fundador e atual presidente do Instituto de direito eleitoral de Rondônia – IDERO, mestrando em direito eleitoral pela universidade nove de julho UNINOVE-SP, Professor convidado da pós-graduação em direito eleitoral da Faculdade Damásio Educacional-SP, Prof convidado da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Conselheiro Federal da OAB por Rondônia (2019/2022), vice-presidente da comissão especial de estudo da reforma política do CFOAB (2019/2022) e membro da comissão especial de Direito Eleitoral do CFOAB (2019/2022).

——