Noticias
20 de março de 2019

ABRADEP: 4 Anos de Caminhada

A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político foi fundada há quatro anos, em Belo Horizonte, reunindo eleitoralistas de todo o Brasil em busca de um espaço plural e democrático.

Ao longo deste tempo, muito se fez e outras tantas pedras foram lançadas para pavimentar o caminho adiante.

A ABRADEP foi reconhecida como um ator institucional do debate sobre a Democracia brasileira, habilitando-se para atuar junto ao Supremo Tribunal Federal e encetando um diálogo permanente com o Congresso Nacional, a Justiça Eleitoral e as demais entidades, acadêmicas e associativas, que têm por foco o Direito Político e Eleitoral.

No último biênio, a ABRADEP reforçou seu compromisso com a pluralidade, consolidando cada vez mais um ambiente em que advogados, servidores da Justiça Eleitoral, professores, membros do Ministério Público e da magistratura, cientistas políticos e profissionais de marketing podem refletir conjuntamente e construir soluções para os obstáculos de nosso sistema político e eleitoral.

Desde a origem, a ABRADEP empunhou a bandeira da igualdade de gênero, na política, na academia e na sociedade, inclusive chegando a implantar o selo de certificação para congressos e seminários.

Diversas parcerias permitiram à ABRADEP levar sua contribuição a outros fóruns, ampliando sua capacidade de interlocução.

Convênio celebrado com TRE/PR, UVB e IPRADE permitiu que fossem dados os primeiros passos na difusão de temas do Direito Eleitoral e Político para públicos mais amplos.

O aprofundamento da aproximação com a Escola Judiciária Eleitoral do TSE abriu portas para um diálogo qualificado de longo prazo.

A adesão da ABRADEP à ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro – reforça seu compromisso democrático com a sociedade.

A realização de ciclos periódicos de discussão e o espaço aberto em suas redes sociais, que hoje atingem milhares de pessoas, permitem estender o diálogo para outros atores sociais.

No plano internacional, a ABRADEP foi convidada a participar da Brazil Conference, organizada pelas universidades de Harvard e MIT, levando suas posições sobre a reforma política.

Encerrando-se essa semana o mandato de sua segunda diretoria, a ABRADEP lança-se ao futuro com renovado entusiasmo e compromisso no avanço do Estado Democrático de Direito.

A Coordenação Geral e as Coordenadorias Temáticas, que concluem sua missão, passam o bastão aos colegas que conduzirão os trabalhos no biênio 2019/2021 desejando um excelente trabalho e sucesso!

 

Geórgia Nunes – Coordenadora-Geral